CASES DE SUCESSO – INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Atuando desde 1999, a Polachini desenvolveu a “Matriz de Inteligência de Marketing”, um novo algoritmo para realização de ações de Marketing On e Off-line, utilizado com grande sucesso no segmento industrial e imobiliário.
Um dos alicerces da Matriz de Inteligência é a Estratégia “PLINFOVA”, que garante a realização de cada projeto da organização com Planejamento, Intensidade, Foco e Valor Agregado.
Para demonstrar como PLINFOVA funciona na prática, trazemos aqui o detalhamento de um case aplicado à indústria alimentícia, apresentando o “desafio” encontrado, a “ação” implementada e o respectivo “resultado” obtido.
Planejamento
Desafio: o presidente da empresa era uma pessoa extremamente criativa, inovadora e de grande feeling empresarial, porém, muitos colaboradores não compreendiam esta sua visão.
Ação: com a adoção de uma ‘Matriz de Inteligência de Marketing’ pela empresa, todos passaram a compartilhar de uma mesma visão e objetivos; o detalhamento das ações desta Matriz fez com que tarefas e responsabilidades fossem assumidas, unindo toda a equipe.
Resultados: em 4 anos, a empresa passou a ter um crescimento médio (faturamento) acima de 45% ao ano, com todos os setores super engajados.
Intensidade
Desafio: a indústria possuía um Telemarketing Ativo bem estruturado, porém necessitando de um maior índice de fechamentos (intensidade nas vendas), bem como um “padrão” na comunicação com o mercado.
Ação: desenvolvemos uma Cartilha Comercial (detalhamento dos produtos e técnicas de vendas) e ministramos um programa intensivo de treinamento junto aos operadores de telemarketing, com 4 horas de duração a cada 15 dias, durante 6 meses.
Resultados: as vendas via telemarketing passaram de 10% para 50% do total efetivado pela indústria.
Foco
Desafio: a Indústria de Alimentos fazia parte de um Grupo Empresarial, que atuava em diversos segmentos distintos de mercado (pecuária, leilões, eventos…), com uma única agência interna (House Agency) e profissionais que atendiam a todas as empresas simultaneamente, sem prioridades claramente definidas.
Ação: a própria Polachini passou a coordenar o fluxo de trabalho da House Agency, estabelecendo um foco para cada profissional da agência e terceirizando algumas ações.
Resultados: maior agilidade na realização das campanhas promocionais, redução de custos e maior adequação da comunicação pelo fato de cada profissional cuidar de uma empresa do Grupo.
Valor
Desafio: a indústria tinha um excelente produto — o melhor em qualidade — porém, necessitava de maior penetração no mercado (mais vendas), principalmente junto aos clientes de maior poder aquisitivo.
Ação: sugerimos que a empresa aumentasse seus preços no PDV, como forma de se reposicionar no mercado realmente como a líder, inclusive em valores; foi uma decisão ousada e corajosa, aceita pelos gestores da indústria.
Resultados: este reajuste de preços, acompanhado de uma campanha “genuinamente de um líder”, aumentou a percepção de valor por parte dos clientes, que efetivamente passaram a comprar mais.
CONCLUSÃO
A atuação da Polachini junto a este cliente, teve como foco principal a obtenção de resultados para a organização (aumento no faturamento), com ética e respeito, sempre apoiando e valorizando as equipes internas e os parceiros institucionais e comerciais.
O trabalho consistiu na definição e implantação de macro estratégias de marketing, comunicação e vendas, tendo como diferencial o real compromisso e envolvimento na realização das ações — inclusive colocando a “mão na massa” na operacionalização das campanhas.
A prova de sucesso deste formato de assessoria, mais do que os resultados em números alcançados, é que neste case aqui apresentado, fomos inicialmente contratados pelo período de 1 ano — e tivemos nosso contrato com a empresa prorrogado pelos 4 anos seguintes!