Vale a Pena Contratar uma Consultoria de Marketing?

Contratar uma assessoria profissional de marketing e comunicação é seguramente a decisão mais importante que pode ser tomada por uma empresa que deseja ampliar suas vendas, independente da organização possuir ou não um departamento interno de marketing. Isso porque uma assessoria de marketing, realmente profissional e completa, tem como meta maior o crescimento de vendas de seu cliente.

Uma assessoria profissional se preocupa com a equipe de atendimento — como prepará-la para um atendimento nota 10.

Uma assessoria profissional se preocupa também com a equipe comercial — como municiá-la e motivá-la.

Uma assessoria profissional se preocupa com o produto — como apresentá-lo melhor, valorizá-lo.

Uma assessoria profissional se preocupa inclusive com a rentabilidade e lucratividade do negócio!

Se a empresa possui apenas um profissional de marketing digital, a assessoria externa irá municiá-lo com informações e insights do mercado, auxiliando-o em suas ações. Irá colaborar na criação e veiculação de mensagens, na implantação de estratégias e ações de marketing digital, na criação de relacionamento com seus leads, ou clientes — tudo isso em sintonia com uma estratégia maior, alinhada aos objetivos da organização.

Se a empresa possui um setor estruturado de marketing, a assessoria externa irá potencializá-lo, a partir de sua experiência em marketing, comunicação e vendas, em diversos segmentos de mercado (afins e concorrentes), bem como auxiliá-lo na construção de estratégias mais objetivas e focadas em resultados. A assessoria terá com uma de suas funções "desafogar" o departamento interno (realizando diversas ações estruturais), bem como poderá colaborar trazendo uma visão neutra e imparcial, justamente por estar à parte das diversas obrigações internas do dia a dia da empresa.

Agora, se a empresa não possui nenhum profissional ou setor de marketing interno, a assessoria externa irá colaborar de forma ainda mais decisiva, não apenas desenvolvendo as estratégias globais de marketing e comunicação, mas comprometendo-se com os resultados deste seu cliente, inclusive operacionalizando na prática todas as ações sugeridas no Marketing Plan, pondo a "mão na massa" efetivamente. Isso, claro, em se tratando de uma assessoria de marketing realmente profissional.

Os três cenários acima referem-se ao marketing e comunicação digitais mas, se a assessoria é realmente completa em seu escopo, também será trabalhado o marketing off-line – ou tradicional.

Isso é crucial, uma vez que o marketing não se limita apenas ao digital.

O digital é ágil, focado e de custo relativamente baixo, mas chegará o momento em que passará o bastão ao setor comercial, que é quem vai efetivamente receber o cliente, atendê-lo e fechar a venda. E neste momento, se o comercial não estiver realmente preparado, treinado e motivado, a venda não se concretiza e todo o esforço anterior terá sido perdido.

E preparar, municiar, treinar e motivar a equipe comercial é uma das mais importantes funções da assessoria de marketing — se esta é uma assessoria realmente experiente, profissional e completa!

Assim, em resposta à pergunta:

" — Vale a pena contratar uma consultoria de marketing?"

A resposta é SIM!, desde que a consultoria em questão seja realmente profissional e completa, e efetivamente se comprometa com os resultados da empresa, seja pela disponibilidade de "pôr a mão na massa", seja pelo seu próprio histórico de resultados anteriores, onde se verificou sua real participação no crescimento do faturamento de seus clientes!

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