Como Fazer Minha Empresa Vender Mais?
Apesar do atual cenário brasileiro ser bastante desafiador, continuamos a ver exemplos de empresas bem-sucedidas, com crescimento tanto no número de clientes quanto em relação ao faturamento — e isso em diversos segmentos.
Estas empresas parecem "ignorar" o recrudescimento da economia, pois continuam vendendo, fazendo negócios, conquistando clientes, se destacando perante a concorrência (sobretudo porque grande parte desta reduziu drasticamente seus esforços em propaganda e marketing na pandemia); enfim, estas empresas bem-sucedidas permanecem vivas na mente de seus clientes!
Se é um fato de que a pandemia reduziu o ritmo dos negócios, é um fato também de que uma parcela dos consumidores nunca deixou comprar — e outra parte está voltando a comprar com maior intensidade — e evidentemente só comprarão das empresas que realmente permanecem aptas a vender.
Pode parecer estranho falar em "empresa apta a vender", afinal, em princípio toda empresa quer e pode vender, mas o fato é que a pandemia, com seus "fechamentos" e "atividades remotas" trouxe um efeito colateral imprevisto: muitas empresas reduziram não apenas faturamento, horários e quadro de colaboradores, mas também perderam parte de seu foco estratégico de mercado!
Essa estagnação — e em alguns casos, até mesmo recuo — se deve em função de não terem conseguido adaptar-se ao "novo normal", mesmo porque muitas ainda não estão conseguindo enxergar e compreender claramente este cenário.
E é neste ponto que temos a diferenciação atual do mercado: de um lado temos um enorme oceano de empresas que lentamente tentam se recompor, se reerguer, buscando voltar ao faturamento de antes da pandemia ou, quando muito, crescimento de 3% a 5% ao ano — e de outro lado vemos "ilhas de excelência em vendas e faturamento", empresas que, como antes da pandemia, continuam crescendo acima de 40% ao ano, ou até mais!
Estas empresas de alta performance se encontram nos mais diferentes segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços — e não se limitam a startups como muitos podem pensar — são empresas de todos os portes, já consolidadas no mercado, que continuam de modo acelerado a fazer negócios com seus clientes pelo simples fato de nunca terem saído da mente destes!
A chave do sucesso destas empresas se chama VISIBILIDADE.
A pandemia trouxe inúmeros desafios para todos e a diferença entre as empresas que estagnaram e as que prosperaram são que estas últimas, independente do desafio que tiveram, nunca perderam de vista a importância de se manterem vivas na mente de seus clientes.
Observe este exemplo e avalie de que lado você está (ou esteve até agora):
Duas empresas são concorrentes em um mesmo segmento de mercado; nos últimos 15 meses, enquanto uma praticamente cessou suas publicações no Instagram, realizando apenas uma inserção por mês, a outra permaneceu ativa com 3 posts semanais.
A primeira deve ter pensado "como praticamente paramos nossas vendas, não há propaganda que valha publicar", enquanto a segunda muito provavelmente avaliou "apesar de não termos muito o que divulgar, enquanto produto, que tal manter contato com os clientes com mensagens institucionais e motivacionais?".
O fato é que neste período, por conta da pandemia, ambas viram reduzir em 80% o atendimento presencial ao público, e na mesma proporção suas vendas, mas qual delas você acredita que permaneceu "mais viva" na mente dos clientes? Qual delas, no momento da reabertura, conseguiu retomar mais rapidamente suas vendas?
VISIBILIDADE é a chave do sucesso! Isso se consegue tanto com mensagens comerciais ou institucionais, não importa, o que vale é permanecer sempre vivo e ativo na mente do cliente!
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