Como Escolher a Consultoria de Marketing Certa?

Ao se falar em "marketing", muitas pessoas (e até empresas) logo pensam em 'marketing digital', 'mídias digitais' ou 'redes sociais'.

Isso fica bem evidente, por exemplo, ao vermos os anúncios classificados de emprego ou na própria definição de funções que encontramos na internet:

"O Analista de Marketing é cada vez mais requisitado no mercado de trabalho. Algumas das principais áreas de atuação são o SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo".

Porém, apesar da irrefutável importância do 'digital', o marketing não se resume a isso.

Em um levantamento de mercado, a Polachini Consultoria elencou as diversas atividades inerentes ao marketing, e a surpreendente constatação foi que o 'digital' não passa de 40% de todo o escopo ações. Ou seja: no mínimo, 60% das ações de marketing e comunicação, que efetivamente geram impacto nos clientes (e venda para as empresas), não são digitais!

Observe:

 MARKETING DIGITAL/ONLINE (16 ações)

MATRIZ DIVULGUER DIGITAL

MARKETING DIGITAL/ONLINE + OFFLINE/PRESENCIAL (50 ações)

MATRIZ DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING

Estas duas matrizes são apenas um exemplo. Para médias e grandes empresas, a Polachini chegou a relacionar 160 ações geradoras de impacto, sendo 40% digitais e 60% offline!

Portanto, quando uma empresa considerar a contratação de uma assessoria, deve avaliar se esta efetivamente trabalha com o "full marketing" (se tem histórico e competência na implantação do marketing completo) ou se seus conhecimentos se limitam "à ponta do iceberg", ao digital, tal qual uma agência recém-criada, ainda sem histórico de resultados e limitada à estreita visão do meramente digital.

Pode até ser que, neste momento inicial, a estratégia de divulgação que a empresa busque seja puramente digital, para a qual aparentemente uma agência virtual criadora de posts estaria capacitada, mas uma vez que a campanha tem início:

— a empresa irá participar de eventos presenciais, tais como feiras, palestras e demonstração de produtos, para os quais há toda uma logística envolvida;

— os clientes terão que ser atendidos por um setor comercial muito bem informado, municiado e preparado, inclusive com treinamento prévio em técnicas de negociação e fechamento de vendas;

— os clientes ligarão para a empresa para conhecer o produto, ou receberão ligações ativas do departamento de telemarketing / televendas;

— os clientes, após a compra, irão querer falar com um serviço de atendimento ao cliente, ou com o departamento técnico, e estes deverão estar com sua comunicação alinhada ao marketing da própria organização.

Todas estas atividades são parte da própria campanha comercial, demandando um conhecimento e experiência que vai muito muito além do marketing puramente digital!

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